Ministério da Saúde recomenda mamografia para mulheres de 40 a 49 anos via SUS
Exame é recomendado mesmo que não haja sinais ou sintomas de câncer de mama
Por: Redação PatosJá
Fonte: Agência Brasil - Lorena Teixeira

O Ministério da Saúde passou a recomendar a mamografia para mulheres de 40 a 49 via Sistema Único de Saúde (SUS). O exame é recomendado mesmo que não haja sinais ou sintomas de câncer, uma vez que a faixa etária concentra 23% dos casos da doença.
A medida é voltada para a melhoria do diagnóstico precoce e da assistência. Além disso, a recomendação para mulheres a partir de 40 anos é de que o exame seja realizado sob demanda, como consultas periódicas, e em decisão conjunta com o profissional de saúde.
Outra medida é a ampliação da faixa etária para o rastreamento, quando a mamografia é solicitada de forma preventiva a cada dois anos. A idade limite era 69 anos, mas, agora, passa a ser 74 anos. Cerca de 60% dos casos estão concentrados entre 50 e 74 anos.
Além disso, o Ministério da Saúde anunciou a oferta de 27 carretas de saúde da mulher em 22 estados por meio do programa “Agora Tem Especialistas”. A ação visa expandir o acesso a consultas, exames e cirurgias para reduzir o tempo de espera no atendimento no SUS.
Também serão adquiridos 60 kits de biópsia, cada um com uma mesa estereotátical e um equipamento de raio-x. A partir de outubro, o SUS ainda vai disponibilizar novos medicamentos para o tratamento de câncer de mama, como o Trastuzumabe Entansina.
Leia também